Eizan Dentetsu, Kyoto
É uma linha em Y, partindo de Demachiyanagi na zona nordeste
de Quioto. O trecho que me chamou a atenção é o que vai até Kurama, numa
extensão de 8.80km. Liga Kyoto a um templo passando por subúrbios, servindo uma
população em movimento pendular diário. Nada de extraordinário até aqui, só que
após a bifurcação a linha atravessa um bosque ou floresta onde predomina um
tipo de ácer, acer palmatum em
japonês shigitatsu sawa, um arbusto cujas folhas no outono adquirem tonalidades
vermelho dourado. O valor paisagístico não deixou indiferentes os técnicos que
projectaram a obra. O canal por onde passa a linha tem uma pegada ecológica
mínima. A linha é em via única com cruzamentos nalgumas estações. A vegetação
ao longo da linha (ou parte dela) está iluminada. Uma linha que se destinava a
melhorar acessibilidades tornou-se num motivo para um passeio para os
habitantes de Quioto.
Não é
habitual.
It is a Y
shaped line departing from Demachiyanagi in the Northeast of Kyoto. The stretch that called my attention is the
one to Kurama in an extension of 8.8km. Connects Kyoto to a temple, going
through suburbs, serving a population in their daily commuting. Nothing special
until now. But after the junction the line goes through a forest, mainly of
acer palmatun, in Japanese shigitatsu saws, a tree that in autumn the leaves
turn into a gold red colour. The team in charge of the project was not
insensitive to this beauty, the ecological footprint of the track is minimal
and the surroundings are lit to enhance the autumn colours. Something that
should be just another commuter turns into an attraction, leading the
inhabitants of Kyoto to take a tram ride just to appreciate the beauty of
nature.
Not at all a
usual thing.
Eiden series 900
A parte final do trajecto durante o dia
The final segment of the route during the day
Kyoto Kibune Lanterns & Colored Leaves Illumination
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