





ÉVORA I
ÉVORA, RECUPERAR O PROCESSO HISTÓRICO
Este é o título do programa de requalificação urbana, disponível online no site da Câmara Municipal de Évora. Évora é uma cidade onde apetece viver (pelo menos para quem a visita ocasionalmente). Tem qualidade "urbana", passe a redundancia, embora sejam visíveis alguns problemas típicos das cidades portuguesas:
-Trânsito por todo o lado, o carro é rei.
- Crescimento extra-muros anódino. Uma banalidade como tantas outras por esse País fora, em especial por ter abandonado a tipologia que a distinguia. A excepção é o bairro da Malagueira do projectado pelo arq. Álvaro Siza. Existem outra intervenções interessantes, mas são pontuais.
- Esvaziamento de população na zona intra-muros.
- Esvaziamento de população na zona intra-muros.
O programa de requalificação procura responder a algumas destas questões. Mas apesar das propostas interessantes, parece um documento em que se procura agradar a todos (o que por vezes dá em não agradar a ninguém).
A edilidade construiu vários parques de estacionamento à volta do recinto amuralhado, no entanto o casco histórico está pejado de automóveis.
A edilidade tem uma muito publicitada Linha Azul, um serviço de transportes intra-muros. O seu serviço restringe-se a uma só linha e tem um horário limitado no tempo (consulte-se o horário). O mini-autocarro é a diesel.
Qual o impacto na composição social das zonas a reabilitar? Vamos assistir a uma alteração radical, afastando as populações com poucas posses, para aí instalar quem possa pagar mais?
Sem comentários:
Enviar um comentário